Apesar das sanções que foram introduzidas contra a Rússia, Moscou teve um papel construtivo na resolução do problema nuclear iraniano e contribuiu para a regularização da crise migratória na Europa, disse Federica Mogherini em entrevista ao diário alemão Süddeutsche Zeitung, publicada na quarta-feira (23).
“O consenso que foi atingido em relação ao programa nuclear iraniano pode alterar correlação das forças na região […] Se a União Europeia (UE) usar todo o seu potencial no processo de transição do poder na Síria será possível atingir alguns resultados em conjunto com os outros atores internacionais. Todo o mundo deve participar das negociações, nomeadamente a Rússia, Arábia Saudita, o Irã, a Turquia, os Estados Unidos e a UE”, afirmou Mogherini.
“A Rússia é um ator mundial. Na regularização do problema iraniano desempenhava um papel que foi indubitavelmente construtivo. Quanto à crise migratória, nós realizamos uma luta conjunta [com a Rússia] contra os traficantes de pessoas. A Rússia quer que seja considerada um membro responsável na comunidade internacional”, frisou Mogherini.
Todavia, ela recusou-se a comentar o assunto da possível presença dos militares russos na Síria.