O simples gesto, porém, tem um grande significado já que é o primeiro comprimento de um chefe de Estado norte-americano a uma autoridade iraniana desde o rompimento das relações diplomáticas entre os dois países em 1979. O aperto de mão, segundo o funcionário que pediu anonimato, aconteceu após o discurso do presidente da República Islâmica, Hassan Rohani.
Em Teerã, o aperto de mãos pode causar dor de cabeça para o governo. Alguns veículos de imprensa disseram que o gesto foi premeditado, mas o membro da delegação disse que tudo aconteceu por acaso.
O governo dos EUA ainda é visto com muitas ressalvas pelos iranianos, especialmente os mais radicais. A simples caminhada de Zarif com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em janeiro, durante as conversações que levaram ao acordo nuclear, obrigou o chanceler do Irã a se explicar no parlamento do país.
Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Hassan Rohani exaltou os avanços obtidos com o documento sobre o programa nuclear iraniano.