Mídia norte-americana: Putin ofuscou Obama na Assembleia Geral da ONU

© Sputnik / Sergey Guneev/POOL / Acessar o banco de imagensPresidente russo Vladimir Putin se encontra com o presidente norte-americano Barack Obama na 70ª sessão da Assembleia Geral da ONU, 28 de setembro de 2015
Presidente russo Vladimir Putin se encontra com o presidente norte-americano Barack Obama na 70ª sessão da Assembleia Geral da ONU, 28 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente russo e os líderes de outros países ofuscaram o presidente norte-americano Barack Obama com seus discursos na 70ª sessão da Assembleia Geral da ONU e destacaram um leque de problemas que os EUA estão enfrentando hoje.

O discurso de Putin eclipsou o do presidente norte-americano, diz um jornalista da CNN no seu artigo.

“Vladimir Putin retornou e roubou os louros de Obama”, destaca a CNN.

U.S. President Barack Obama addresses the United Nations General Assembly in New York September 28, 2015 - Sputnik Brasil
Obama diz que China e Rússia são desafios para os EUA
O repórter da CNN sublinha que o presidente russo discursou na Assembleia Geral da ONU pela primeira vez em 10 anos. Durante o seu discurso, se manifestou contra a liderança global dos EUA e tentou tirar das mãos de Washington o controle sobre a coalizão contra o Estado Islâmico. 

“E não foi o único chefe de Estado que desafiou os EUA para ofuscar Obama na sessão geral anual, que o presidente norte-americano tradicionalmente usa para atrair a atenção”, diz-se no artigo.

O autor cita o senador do estado de Florida Marco Rubio que avisou que Putin deu argumentos para apoiar a ideia que a liderança norte-americana sofreu um fracasso no Oriente Médio e que a culpa é toda de Obama. 

Os discursos do presidente chinês Xi Jinping e do presidente iraniano Hassan Rouhani também obrigaram Barack Obama a proteger não só o “património” da sua política externa, mas também toda a concepção da ordem mundial fundada nos 70 anos de liderança norte-americana. 

Russian President Vladimir Putin addresses attendees during the 70th session of the United Nations General Assembly at the U.N. Headquarters in New York, September 28, 2015 - Sputnik Brasil
Em 10 frases, o discurso de Putin na ONU
A mensagem de Putin foi muito simples: as intervenções norte-americanas e unilateralismo tiveram um efeito de bumerangue no Oriente Médio e agora é tempo experimentar algo novo, diz o jornalista. Putin prestou atenção especial ao envolvimento dos EUA no Iraque e na Líbia que, segundo ele, criou um vácuo de poder que viria a ser preenchido por “extremistas e terroristas”.  

A abertura da 70ª sessão da Assembleia Geral da ONU destacou os desafios de um mundo multipolar para as autoridades norte-americanas que, segundo o autor, são “extremamente visíveis” tendo em conta que “os países adormecidos aspiram a renascer” e os Estados Unidos enfrentam problemas de caráter militar na Europa de Leste, no Oriente Médio e na Ásia.

Jogo no palco político internacional
Jogo no palco político internacional - Sputnik Brasil
Jogo no palco político internacional

Embora o presidente norte-americano tenha apresentado uma justificação firme da sua linha política, frisando a prioridade da diplomacia sobre o uso da força, parece que ocupou uma posição defensiva, considerando as declarações dos seus críticos de que a sua política estimulou os adversários dos EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала