Segundo o ministro, neste ano “aumentou significativamente a intensidade da preparação militar” das Forças Armadas da Rússia. Foram realizados cerca de 2 mil exercícios táticos, 5 testes de prontidão militar e um exercício estratégico (Centro-2015, realizado entre 18 de agosto e 20 de setembro em uma área de 12 milhões de quilómetros quadrados). As tropas realizaram missões principalmente em terreno desconhecido, inclusive à noite, destacou o ministro.
“Durante os exercícios foram treinadas, pela primeira vez na história, a formação e utilização de um potente grupo aéreo composto por 150 aviões de assalto, bombardeiros e caças”, afirmou Shoigu na reunião.
“Iremos avaliar proximamente e de forma mais detalhada os resultados dos exercícios Tsentr-2015 mas agora podemos já dizer que as tropas russas estão prontas a realizar missões militares em quaisquer condições”, disse Shoigu.
No total, segundo Shoigu, comparando com o ano passado “aumentou a experiência, em milhas percorridas, das tripulações dos navios de superfície e submarinos em 7%, da aviação de longo alcance e de transporte militar em 10% e das tripulações de veículos militares (em quilómetros percorridos) em 22%”.