O grupo foi criado por Nadine Morano, deputada francesa do Parlamento Europeu, nos finais de junho.
"Hoje à noite vou partir para a Rússia com outros deputados no âmbito do grupo Por um Novo Diálogo com a Rússia, que eu criei", escreveu ela na sua página do Twitter.
"Je partirai ce soir en Russie, avec d'autres députés, dans le cadre du groupe "pour un nouveau dialogue avec la Russie", que j'ai fondé.
— Nadine Morano (@nadine__morano) 30 сентября 2015
O grupo foi formado em finais de junho e é composto por deputados de diferentes partidos e países, inclusive do Reino Unido, Alemanha e Portugal.
Os parlamentares do grupo participarão em 1 de outubro do IV Fórum Parlamentar Internacional, que este ano é realizado sob o tema “O papel dos Parlamentos na Garantia da Segurança Internacional nas Condições Atuais”.
O evento é organizado pela Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo) e o Ministério das Relações Exteriores russo.
Um dos principais temas das conversas será a situação dos fluxos migratórios no mundo de hoje, as razões do seu aumento em resultado de conflitos armados, bem como os desafios que os Estados enfrentam e a cooperação dos parlamentos em questões de política migratória.
A delegação francesa de deputados visitou a Crimeia em finais de julho para tomar conhecimento da situação da população na península, tendo passado pelas cidades de Simferopol, Yalta e Sevastopol. O grupo foi liderado por Thierry Mariani, presidente da associação Diálogo Franco-Russo.
Após a visita eles conheceram as autoridades locais e conversaram com os moradores de diferentes cidades. Pouco depois, muitos políticos italianos, alemães, portugueses e polacos manifestaram a vontade de também visitarem a Crimeia.
A Sputnik vai acompanhar os trabalhos do IV Fórum Parlamentar Internacional e a visita dos deputados europeus.