De acordo com a polícia, diversos agentes, acompanhados de cães farejadores, foram enviados ao local para investigar a presença de explosivos, armas e munições no campus. Os investigadores ainda não informaram se já têm pistas sobre o que teria motivado o ataque, mas disseram que o atirador, morto em confronto com policiais, tinha cerca de 20 anos e que o incidente teria começado em uma sala do prédio de ciências da universidade.
Authorities check bags as students and staff are moved off campus at Umpqua Community College after shooting report. pic.twitter.com/BvvHh0UYqN
— Michael Sullivan (@MikeSullPhoto) 1 outubro 2015
Localizada em North Umpqua River Valley, a universidade, que fica a menos de 10km da cidade de Roseburg, é descrita como um local seguro pelos funcionários, com atividades recreativas ao longo de todo o ano. Segundo a CNN, a Umpqua Community College não funciona como uma faculdade tradicional, mas, sim, como uma instituição comunitária, atendendo a cerca de 13.600 estudantes, com idade média de 38 anos.
#UCCShooting witness: 'I saw a female student wrapped in a blanket and covered in blood' https://t.co/fFgsLtlG3m pic.twitter.com/PEkVeWYAlM
— Independent US (@IndyUSA) 1 outubro 2015
O tiroteio desta quinta-feira foi o 45º registrado em uma instituição de ensino dos Estados Unidos apenas neste ano. Em coletiva de imprensa em Washington, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, destacou que o controle sobre armamentos continua sendo uma das prioridades da administração Obama, mas reclamou da falta de apoio no Congresso norte-americano para aprovar leis mais efetivas contra esse tipo de problema.