- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Vice-governadora do Paraná exalta cooperação com a Rússia

© Fotos Públicas / ANPr / Arnaldo AlvesCida Borghetti, vice-governadora do Paraná.
Cida Borghetti, vice-governadora do Paraná. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, enalteceu nesta sexta-feira (2) a parceria entre o estado e a Rússia e os acordos firmados na recente viagem de uma delegação brasileira a Moscou. Na oportunidade, ela participou do encontro de alto nível do Fórum Empresarial Brasil–Rússia: Direções Estratégicas de Cooperação.

Premiê da Rússia Dmitry Medvedev com vice-presidente do Brasil Michel Temer em Moscou, em 16 de setembro - Sputnik Brasil
Vice-presidente Temer sobre relação Brasil-Rússia: ‘Cada vez mais próspera’ (Exclusiva)
Cida concedeu entrevista ao jornalista Denian Couto para o quadro “8 em ponto”, do programa “Paraná no Ar”, da Rede Record, e dedicou a maior parte de seu tempo a falar sobre os contratos celebrados em Moscou. Ela destacou a criação da fábrica da Irkut, a parceria para a produção do remédio Biocad e a possível colaboração russa no projeto Trem Pé Vermelho, no norte do Paraná.

Sobre a cooperação com a Irkut, Cida Borghetti afirmou que a empresa de aviação russa criará uma linha de produção de peças para o avião MS-21 em Maringá. A fábrica exportará para a própria Rússia. A vice-governadora destacou que a aeronave, capaz de levar até 212 passageiros, deverá estar voando em dois anos.

A mesma cidade paranaense abrigará, conforme relatou Cida, o laboratório que fabricará um medicamento biológico contra o câncer produzido na Rússia. Ela explicou que o acordo também foi assinado na recente visita brasileira a Moscou e que o remédio não existe no Brasil.

Equipamento de treinamento do avião MS-21 da Irkut durante o Show aéreo de Le Bourget 2015, em Paris - Sputnik Brasil
Paraná está se tornando “estado líder” nas relações Brasil-Rússia
Denian Couto questionou a vice-governadora sobre o projeto “Trem Pé Vermelho”, esperado pelos paranaenses há quase 40 anos. Ela respondeu que a Rússia pode dar uma grande contribuição para que se torne real o veículo, que passará por 13 cidades do norte e noroeste do estado, além do Vale do Ivaí. Cida disse que um acordo de cooperação com uma empresa russa deve ser celebrado nos próximos meses.

A delegação brasileira visitou Moscou entre os dias 15 e 17 de setembro. Na oportunidade, diversas reuniões de alto nível foram realizadas, incluindo um encontro entre o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, e o primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev. Eles disseram acreditar que os dois países alcançarão em breve um intercâmbio comercial de US$ 10 bilhões anuais, US$ 3,4 bilhões a mais do que atualmente.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала