Falando em um debate organizado pelo Centro de Análise Política Europeia norte-americano, o general Ben Hodges disse que com tal abordagem de longo prazo à coordenação da passagem das tropas da OTAN através de fronteiras, as forças de reação rápida não são então assim "rápidas". "Mesmo se nós temos uma força de reação rápida, e eles estão em um estado de alerta máximo, você vai precisar de duas semanas para deslocá-los da Polônia para a Lituânia", declarou o general.
"Eu não tenho nenhuma dúvida de que o objetivo número um para a Rússia é separar o nosso maravilhoso Alliance, bem como separar a União Europeia", disse o general Hodges, acrescentando que "a melhor maneira de evitar novos conflitos com a Rússia" é "assustá-la".
Para dar peso às suas palavras, Ben Hodges assustou os participantes com a "ameaça" russa.
Os apelos do general norte-americano foram ouvidos. O ex-ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, disse:
"Precisamos de uma área de Schengen para os tanques norte-americanos. Talvez mudemos o nome de tanques para o de tratores? Nós, na Europa, temos uma experiência de chamar os legumes de frutas e vice-versa".