A votação decorre desde as 08:00 horas locais até às 19:00 em Portugal Continental e na Madeira, enquanto nos Açores a abertura e o encerramento das urnas serão uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.
Nestas eleições concorrem 16 forças políticas, incluindo três coligações e 13 partidos.
As coligações são:
• A coligação Portugal à Frente, com o PSD (centro-direita liberal, nas últimas legislativas de 2011 obteve 38,66% dos votos) e CDS-PP (centro-direita liberal, 11,71%). Esta coligação está atualmente no governo.
• A Coligação Democrática Unitária (CDU, 7,90% dos votos), constituída pelo PCP (Partido Comunista Português) e PEV (Partido Ecologista os Verdes)
• A coligação Agir, que alia o Movimento Alternativa Socialista (MAS) ao Partido Trabalhista Português (PTP).
Os partidos políticos são: Partido Socialista (PS, de orientação social-democrata, segunda força mais votada nas últimas eleições, com 28,05% dos votos), Bloco de Esquerda (BE, extrema-esquerda, 5,17%), Livre/Tempo de Avançar (esquerda), Juntos pelo Povo (JPP), Nós, Cidadãos! (NC), Portugal pró vida, Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC), Partido da Terra (MPT), Partido Democrático Republicano (PDR), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP, extrema-esquerda), Partido Nacional Renovador (PNR, nacionalista), Partido Unitário dos Reformados Portugueses (PURP), Partido Popular Monárquico (PPM) e Pessoas-Animais-Natureza (PAN, ecologista).
Para obter uma maioria absoluta, um partido ou uma coligação precisa obter 116 do total de 230 deputados.
Segundo a Constituição portuguesa, o primeiro-ministro é nomeado pelo presidente da República, depois de ouvir os partidos representados no Parlamento e tendo em conta os resultados da eleição.
Em Portugal, o voto não é obrigatório. Nas últimas eleições parlamentares, a abstenção situou-se nos 41,1%, a mais elevada de sempre, ou seja, quase metade dos eleitores não votou.
Serão precisamente eles que irão determinar o resultado final. Os primeiros resultados indicativos (pesquisa de boca de urna) serão divulgados logo após as 20:00 (16:00 de Brasília)