Governistas vencem eleições em Portugal, mas perdem maioria no parlamento

© AP Photo / Steven GovernoPartidários da coligação Portugal à Frente comemoram a vitória nas eleições do país;
Partidários da coligação Portugal à Frente comemoram a vitória nas eleições do país; - Sputnik Brasil
Nos siga no
A coligação de centro-direita Portugal à Frente confirmou sua vitória nas eleições parlamentares portuguesas realizadas no domingo (4). O grupo dos partidos PSD e CDS obteve 36,83% dos votos, ficando com 99 cadeiras. Já o Partido Socialista somou 32,38% e assumirá 85 assentos, enquanto o Bloco de Esquerda, com 10,22%, contará com 19 deputados.

Manifestantes protestam contra privatização de empresa em Portugal - Sputnik Brasil
Boca de urna: coligação de centro-direita vence eleições em Portugal
O bloco do governo ainda conta com cinco parlamentares somando-se o resultado do PSD em Madeira e Açores, um total de 1,51%.  A Coligação Democrática Unitária (constituída pelo Partido Comunista Português e o Partido Ecologista os Verdes) e o PAN (Pessoas-Animais-Natureza) alcançaram, respectivamente, 17 e cinco cadeiras.

O maior número de votos direitistas, porém, não representa uma vitória do governo do país. A aliança governamental perdeu a maioria absoluta no parlamento, o que seria alcançada com um mínimo de 116 deputados. A apuração do resultado dos portugueses de fora da Europa só será realizada na quarta-feira (14).

As informações oficiais revelaram uma abstenção recorde. Dos 9.439.651 portugueses aptos a votar, apenas 5.374.363 compareceram às urnas. A abstenção de 43,07% superou as registradas em 2011 e 2009, quando foram notadas as faltas de, respectivamente, 41,93% e 40,32% dos eleitores.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала