EUA e Reino Unido farão voo de observação sobre a Rússia

Nos siga no
Equipes de peritos internacionais dos EUA e do Reino Unido irão conduzir um voo de observação sobre a Rússia no âmbito do Tratado de Céus Abertos entre os dias 5 e 10 de outubro, segundo anunciou o chefe do Centro Nacional de Redução do Risco Nuclear da Rússia em comunicado.

"Durante o período compreendido entre 5 e 10 de outubro, uma missão conjunta dos Estados Unidos e do Reino Unido vai realizar um voo de observação sobre o território da Rússia ao abrigo do Tratado de Céus Abertos, a bordo da aeronave de observação norte-americana OC-135B, a partir do aeroporto de Novosibirsk [Tolmachevo]", disse Sergei Ryzhkov, citado no comunicado publicado no site do Ministério da Defesa da Rússia.

Su-25 russo na base aérea de Latakia, na Síria - Sputnik Brasil
Aviões não param de levantar voo: Vida cotidiana na base aérea russa na Síria
Especialistas russos vão participar do evento monitorando a estrita adesão da missão estrangeira aos parâmetros de voo e a utilização dos equipamentos de observação estipulados, acrescentou Ryzhkov.   

Ainda de acordo com o comunicado, o OC-135B pertence a uma classe de aeronaves não destinadas ao uso de armas. Além disso, o avião e seus equipamentos passaram por uma certificação internacional na qual os especialistas russos tomaram parte.

Militares russos testam um drone durante exercícios - Sputnik Brasil
Drones de vigilância russos terão “olho que tudo vê”
O Tratado de Céus Abertos foi assinado em março de 1992 e tornou-se uma das principais medidas de construção da confiança internacional na Europa pós-Guerra Fria. O documento entrou em vigor em 1º de janeiro de 2002 e atualmente conta com 34 Estados membros, incluindo a maioria dos países da OTAN, bem como a Rússia.

Basicamente, o tratado permite aos países participantes colher abertamente informações sobre as forças e atividades militares de cada um.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала