Na última edição, a Feira recebeu mais de 250 mil visitantes, e mais de 1000 reuniões de negócios foram realizadas. Cerca de 8,5% do público que visitou a BGS em 2014 eram empresários em busca de parcerias e novos negócios; e 23% eram profissionais das áreas de Games e Tecnologia.
De acordo com o fundador da feira e especialista em jogos eletrônicos, Marcelo Tavares, a Brasil Game Show é atualmente a referência do país no segmento de games perante o mundo.
“O Brasil Game Show hoje é o cartão de visitas do mercado brasileiro para o resto do mundo. É também a grande oportunidade do fã de jogos aqui no Brasil poder conhecer e testar os últimos lançamentos, conferir as novidades desse mercado que é fantástico, e é aquele momento do ano que o jogador espera para poder ter acesso a convidados internacionais, participar de campeonatos, e inclusive encontrar os amigos. Hoje em dia, os jogos online são tão populares, é a grande chance desse tipo de encontro”.
Quem pensa que o evento é só diversão e chande de ver de perto as grandes celebridades do mundo dos games está enganado. Tavares explica que a feira tem o objetivo de fomentar ainda mais o mercado nacional de games, através de uma área de negócios, onde os profissionais podem interagir com expositores e fechar transações.
“A feira possui uma área só para os produtores independentes de jogos, os criadores de jogos brasileiros. Em 2014, eram 7 estandes. Este ano, o número passou para 36 estandes nesse espaço, e alguns jogos já são comercializados atualmente para o restante do mundo. Fora isso, a feira reúne uma série de negócios, uma série de oportunidades para as empresas brasileiras e multinacionais”.
O especialista em jogos eletrônicos ressalta ainda que a feira possui um sistema exclusivo de gerenciamento de reuniões entre os profissionais e participantes do evento. Desde sua criação, a Brasil Game Show já registrou mais de 3,5 mil reuniões de negócios.
“Temos um sistema de matchmaking, que é um sistema de agendamento de reuniões, onde você pode agendar a reunião com aquele fornecedor, aquele parceiro que possa interessar mais a sua empresa. Produtoras se encontram com fabricantes de consoles. Os varejistas, lojistas, conseguem se encontrar com as produtoras de games, e é algo muito bom para o mercado”.
De acordo com o especialista, por causa do sigilo de algumas empresas, não é possível orçar ao certo o valor das transações comerciais efetuadas durante a feira, mas ele garante que esse é um mercado em franco desenvolvimento, no qual analistas projetam um crescimento de 13% ao ano até 2019.
“A gente não tem um número exato de movimentação financeira, até por sigilo de algumas empresas. Mas há alguns projetos muito significativos. Os principais acordos e negócios feitos no mercado brasileiro, que é um mercado que vai crescer 13% ao ano até 2019, e já movimentou na verdade quase R$ 6 bi… Eu posso dizer que boa parte desses negócios foram feitos ou ao menos iniciados aqui na Brasil Game Show”.
Entre os games mais procurados pelos brasileiros, o especialista destaca os de tiro, guerra e esportes, como corrida e futebol.
“Os brasileiros gostam muito dos jogos de lutas, como o Street Fighter, gostam muito dos jogos de futebol, como o Fifa, que é o jogo mais vendido no país, e gostam muito dos jogos de guerra, como o Call of Duty e o Black Ops 3, que está sendo apresentado aqui. Jogos de tiro, como o Destiny. A gente tem jogos também voltados para o público infantil, como o Minecraft, e tem superlançamentos, jogos como Until Dawn. Jogos também como o Forza 6, que tem um jogo de corrida toda ambientada no Rio de Janeiro".
O evento também promove ação social, onde os visitantes doam 1 kg de alimento não perecível, e o alimento é doado para uma instituição. Em 2014, a edição arrecadou mais de 70 toneladas de alimentos, que foram doados à Casa de David, um abrigo que cuida de mais de 300 pessoas com deficiência mental e autistas, que utilizam os games em seus tratamentos.
Para saber outras informações sobre a Brasil Game Show, basta acessar o site: www.brasilgameshow.com.br.