“Os lideres do ministério [norte-americano] estudam a resposta da Rússia, as negociações decorrerão mais provavelmente no fim de semana”, disse Peter Cook.
A videoconferência entre os militares russos e americanos se realizou em 1 de outubro pela iniciativa da parte dos EUA. De acordo com o Pentágono, as negociações se concentram nas ações das forças aéreas na Síria para evitar riscos durante os voos.
Alem disso, o representante do Pentágono disse que eles receberam a resposta oficial do Ministério da Defesa russo no que se refere à proposta americana das operações aéreas na Síria.
Na quarta-feira (7) o representante oficial dos militares russos general-major Igor Konashenkov disse que no ministério responderam à solicitação do Pentágono e consideraram rapidamente a proposta americana sobre a coordenação das ações no âmbito do combate ao agrupamento terrorista Estado Islâmico no território sírio.
Moscou lançou a sua operação militar contra o Estado Islâmico e outros grupos terroristas na Síria a pedido do presidente Bashar Assad no último dia 30 de setembro e já conseguiu causar estragos significativos na infraestrutura dos jihadistas, alvejando centros de comando, depósitos de munições e locais de produção de explosivos, entre outras instalações.