"O avanço das tropas sírias começou após os ataques aéreos russos. No resultado, dezenas de terroristas foram mortos, outros optaram por fugir," o coronel Ibrahim S. disse à RIA Novosti.
O exército sírio continuou a sua operação no solo no território controlado por terroristas. O coronel sírio acrescentou que neste fim de semana os militares sírios libertaram uma cidade e duas aldeias na província de Hama dos militantes da Frente al-Nusra.
Na quinta-feira (8) o comando sírio disse que as Forças Armadas do país haviam lançado uma operação de grande escala para retomar áreas ocupadas de terroristas.
Desde 30 de setembro a Rússia começou a realizar ataques aéreos contra as instalações do Estado Islâmico (EI) na Síria sob o pedido do presidente Bashar Assad. Por enquanto a Força Aeroespacial russa fez duas centenas de ataques contra os terroristas, destruindo cerca de 300 militantes, campos de treinamento, centros de comando, armazéns dos armamentos e outras instalações. Além disso, 26 mísseis de cruzeiro foram lançados pelos navios da Frota do mar Cáspio que atingiram com sucesso os alvos do EI.
O embaixador da Síria para a Rússia, Riad Haddad, confirmou antes que os ataques são realizados contra os agrupamentos armados, nem a oposição ou civis. Segundo ele, cerca de 40% das infraestruturas jihadistas no país árabe foram destruídas desde o início das operações militares russas.