Parlamentar: hegemonia dos EUA chegou ao fim

© Sputnik / Vladimir Fedorenko / Acessar o banco de imagensAleksei Pushkov, presidente do Comitê Internacional da Duma de Estado da Rússia
Aleksei Pushkov, presidente do Comitê Internacional da Duma de Estado da Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da comissão de relações exteriores da Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo), Aleksei Pushkov, declarou nesta quarta-feira (14) que chegou ao fim a hegemonia absoluta dos Estados Unidos no mundo.

John Kerry em agosto de 2015 - Sputnik Brasil
EUA propõem parceria com Rússia contra EI, mas só se Moscou abandonar Assad
"A última Assembléia Geral da ONU mostrou diante de nossos olhos que os EUA não são mais a única superpotência", disse ele em uma reunião parlamentar com o chanceler russo, Sergei Lavrov.

De acordo com Pushkov, no mundo de hoje se formaram três centros autônomos de tomada de decisão política: EUA, Rússia e China.

"Agora nós podemos falar sobre a formação de uma grande tríade das principais potências mundiais, assim, a Assembléia Geral tem marcado um ponto de viragem na evolução da atual ordem mundial", disse o deputado.

Caça russo Su-24 aterrissa na base aérea de Khmeimim na Síria. - Sputnik Brasil
Rússia envia aos EUA proposta de segurança aérea na Síria
Quanto à Rússia, o parlamentar disse que "durante a crise ucraniana o país mostrou que pode defender os seus interesses, e durante a crise síria provou que é capaz de agir de forma independente".

Ele acrescentou que Moscou tem uma "estratégia concreta e clara" que consiste na criação de uma coalizão internacional eficaz contra o terrorismo, como o "que foi criado no passado contra Adolf Hitler".

Os Estados Unidos, por sua vez, de acordo com Pushkov, mostrou que "carece de novas ideias e uma estratégia ponderada" e vê a política mundial a partir do ponto de vista da luta pela liderança.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала