"A última Assembléia Geral da ONU mostrou diante de nossos olhos que os EUA não são mais a única superpotência", disse ele em uma reunião parlamentar com o chanceler russo, Sergei Lavrov.
De acordo com Pushkov, no mundo de hoje se formaram três centros autônomos de tomada de decisão política: EUA, Rússia e China.
"Agora nós podemos falar sobre a formação de uma grande tríade das principais potências mundiais, assim, a Assembléia Geral tem marcado um ponto de viragem na evolução da atual ordem mundial", disse o deputado.
Quanto à Rússia, o parlamentar disse que "durante a crise ucraniana o país mostrou que pode defender os seus interesses, e durante a crise síria provou que é capaz de agir de forma independente".
Ele acrescentou que Moscou tem uma "estratégia concreta e clara" que consiste na criação de uma coalizão internacional eficaz contra o terrorismo, como o "que foi criado no passado contra Adolf Hitler".
Os Estados Unidos, por sua vez, de acordo com Pushkov, mostrou que "carece de novas ideias e uma estratégia ponderada" e vê a política mundial a partir do ponto de vista da luta pela liderança.