Segundo informou o Ministério da Energia da Rússia, o projeto será executado pela empresa "RT – Global Resources", que integra a corporação estatal russa "Rostec".
O gasoduto, cujo trajeto exato ainda não chegou a ser definido, terá uma extensão de mil e cem quilômetros e uma capacidade anual de até 12,4 bilhões de metros cúbicos de gás.
O projeto será realizado pelo esquema BOOT (Build-Own-Operate-Transfer), segundo a qual, o lado russo será licenciado para financiar, projetar, construir e operar o gasoduto por um período de 25 anos, após o qual o mesmo será repassado ao Paquistão.
"A Rússia e o Paquistão possuem uma longa experiência de cooperação, que data desde os tempos da União Soviética. A construção do gasoduto Norte-Sul eleva a cooperação comercial e econômica russo-paquistanesa para um novo patamar" – disse Novak em comunicado.
O Ministro Shahid Khaqan Abbasi, por sua vez, disse que o projeto atenderá às superpopulosas regiões do centro e do norte do Paquistão, bastante carentes em recursos energéticos. Nas suas palavras, a construção do gasoduto representa um importante passo para o crescimento do país e um marco para a expansão das relações russo-paquistanesas.