A recusa de Belgrado a se juntar às sanções contra a Rússia afastará a Sérvia de adesão à União Europeia, de acordo informa o jornal sérvio Blitz, com referência às fontes diplomáticas em Belgrado. A Sérvia tem o estatuto oficial de país candidato à adesão à UE.
As autoridades da Sérvia, anteriormente, têm afirmado categoricamente que não iriam se juntar às sanções contra à Rússia, mas como observa o jornal sérvio, neste contexto, Bruxelas prepara-se para entregar um ultimato.
"De acordo com o capítulo 31 sobre a política externa da EU, o governo de Belgrado terá de coordenar o seu comportamento com Bruxelas. Isso significa simplesmente que a Sérvia deve impor sanções contra a Rússia", diz o jornal.
O ministro das Finanças sérvio, Dusan Vujovic, disse à Sputnik que a Sérvia mantém "relações igualmente boas" com a Rússia e com o Ocidente, apesar das sanções que a União Europeia e os Estados Unidos impuseram contra a Rússia, acusando Moscou de estar alegadamente envolvido no conflito interno da Ucrânia.
Sérvia tem o estatuto da candidata à adesão à União Europeia desde 2012. Negociações sobre este processo estão em curso.