“A base da proposta é o projeto do sistema renovado de comunicação por satélite Gonets elaborado pelo acionista minoritário da empresa Dauria Aerospace”, afirmou a fonte.
Segundo disse a fonte, hoje o projeto inclui pelo menos 48 satélites em órbita terrestre baixa. O projeto pode ser alterado dependendo do desejo dos parceiros indianos ou de representantes dos outros países do grupo BRICS, com os quais também se planeja discutir este projeto.
“[Na reunião] também se tratará da possibilidade de criação e exploração conjunta de satélites de telecomunicações em órbita geoestacionária para assegurar a comunicação com regiões remotas sem acesso a telecomunicações”, afirma o Izvestia citando a fonte.
O jornal lembrou que, inicialmente, o Gonets foi elaborado como um sistema de comunicações militares, criado para facilitar as transmissões de informações de pequenos aparelhos aos serviços de inteligência. Agora o Gonets é composto por 13 satélites e é destinado a monitorizar instalações e infraestrutura. Em particular, o Gonets faz parte do sistema de rodoviário de reação urgente do sistema ERA GLONASS. Nos casos em que um carro envolvido em acidente não possa pedir socorro através da rede de telefonia celular, será transmitido um sinal automático através dos satélites do Gonets para que serviços de emergência recebam as coordenadas precisas do acidente.