"Nós preparamos o desenvolvimento de um hovercraft de nova geração, baseado no Zubra. Mas o previamente construído Zubr é um projeto soviético, e nós estamos falando de um projeto completamente novo. A principal central elétrica será de fabricação russa, e supõe-se a instalação de um novo sistema de armamentos. A aparência geral do projeto será mais moderna" – disse Tsygankov.
Ele destacou que Almaz está pronta para oferecer a implementação do projeto mediante o interesse do ministério da Defesa da Rússia.
Graças às suas características únicas, os hovercrafts podem se deslocar tanto na água quanto sobre diversos tipos de solo, sendo capazes de atravessar valas, trincheiras e campos minados, mover-se através de pântanos e desembarcar tropas para além das linhas de defesa do inimigo. Esse tipo de veículo consegue realizar desembarques em até 70% das linhas costeiras e mares e oceanos do mundo.
O's hovercrafts russos 12322 Zubr são até hoje os maiores veículo de colchão de ar do mundo, sendo capazes de transportar por vez até 150 toneladas, ou seja, três tanques ou 10 blindados e mais 140 soldados.