A operação da Força Aeroespacial russa na Síria, cujo objetivo é apoiar a ofensiva terrestre das tropas governamentais sírias e destruir as infraestruturas do Estado Islâmico, já continua por 20 dias. Durante este tempo, os aviões militares russos realizaram cerca de 750 ataques contra instalações dos militantes.
"Como o nosso equipamento é muito complexo e o serviço é perigoso, há muitas superstições e rituais que realizamos antes do voo", disse aos jornalistas um dos pilotos. "Por exemplo, não vestimos roupas novas nas missões mais sérias, somente roupas velhas. As botas também devem aprender a voar!", afirma o piloto.
Antes de voar, os pilotos passam no sentido dos ponteiros do relógio ao redor do avião como que saudando o veículo, passando a mão por cima da parte frontal, asas, bombas e mísseis.
"Não precisamos disso, os técnicos profissionais examinam os nossos veículos. É puramente uma tradição que tem as suas raízes no tempo dos aviões de hélices, quando os pilotos verificaram por si próprios a vibração da aeronave", diz o piloto.
Em gíria profissional, os pilotos dizem que "acariciam' os seus aviões. Isso parece muito tocante, como se os pilotos pedissem ao seu avião para não falhar.
"Apesar da intensidade dos voos e da temperatura alta, não tem havido falhas técnicas ou humanas no aeródromo", afirmou o representante da Força Aeroespacial, Igor Klimov.
Para evitar falhas humanas, o piloto deve ter bastante descanso e alimentar-se bem.
"Moramos em módulos especiais para uma ou duas pessoas. As condições são modestas, não temos televisão mas também não sentimos falta de nada. O que é mais importante é que dormimos bem porque o sucesso da missão e mesmo a vida do piloto dependem da reação e da atenção", dizem os pilotos.
Os técnicos da base de Hmeymim dizem que todo isto fica debaixo do assento, dentro do assento ejetor. Durante a ejeção, este equipamento se põe em funcionamento, em particular, primeiramente se liga o radioemissor, que irá transmitir as coordenadas do piloto à base. Depois se põe em funcionamento tudo o resto.