Ex-professor e filho de um ex-primeiro-ministro, Trudeau foi eleito nas eleições desta segunda-feira (19) após campanha surpreendente em que fez promessas ousadas. Na plataforma de campanha, ele defendeu um deficit orçamentário de três anos para financiar projetos de infraestrutura. A data da posse foi publicada pelo jornal canadense Huffington Post.
O primeiro-ministro eleito foi professor de francês e matemática antes de começar a carreira política. Trudeau tem 43 anos e vai voltar para a residência oficial onde morou quando era criança. O pai dele, Pierre Trudeau, governou o Canadá durante 16 anos.
Na campanha, o novo primeiro-ministro fez uma lista de promessas ousadas como implementar limites de emissões de carbono, legalizar o uso de maconha e facilitar o processo de imigração para o país. Trudeau prometeu também receber 25 mil refugiados sírios. O então candidato se comprometeu ainda a retirar as tropas canadenses da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, que luta contra o grupo radical Estado Islâmico no Iraque e na Síria.
Na economia, o Partido Liberal prometeu reverter as políticas neoliberais impostas pelo governo conservador. Justin Trudeau propõe executar um orçamento com três anos de deficit para investir em infraestrutura e estimular a economia, que sofre com a queda do preço do petróleo.
A promessa é ter deficit abaixo de 10 bilhões de dólares canadenses, por ano fiscal, e reequilibrar o orçamento em 2019, informou Agência Brasil.