O programa de caça de 5ª geração se baseia em aeronave russa Sukhoi T-50. Neste programa são envolvidas a empresa aeronáutica russa Sukhoi e a Hindustan Aeronautics Limited (HAL).
“Tendo em conta a situação atual, quando a Força Aérea indiana está com problemas graves […] o governo indiano precisará de tomar uma decisão bem pensada com uma perspectiva de longo prazo e visão estratégica. Não há dúvidas de que PAK FA se tornará o principal caça de 5ª geração no mundo. Consequentemente, seria melhor para a Índia provar como tudo é na realidade e alterar a sua posição”, disse a fonte ao The Financial Express.
Em janeiro se tornou público que a Rússia e a Índia concordaram em levar por diante o projeto do caça de 5ª geração. Em fevereiro, a empresa russa Rosoboronexport disse que todos os aspetos técnicos haviam sido acordados e que se estava discutindo a parte comercial do acordo.
O caça de 5ª geração Sukhoi T-50 é equipado com um sistema de defesa avançado que pode neutralizar as capacidades de aviões inimigos com tecnologia stealth.
Segundo o Ministro da Defesa indiano, Manohar Parrikar, os dois países já investiram de cerca de 230 milhões de dólares no projeto.
O caça deverá ser equipado com armas indianas, poderá atingir uma velocidade de 2.300 km/h e terá um alcance de 3.800 km.