O filme narra os acontecimentos de um dia de verão no sítio da família do escritor russo em meados dos anos 80 do século XIX.
Além de abordar as relações familiares e amorosas do escritor, o longa-metragem foca no momento em que o protagonista está em vias de se reconhecer como artista.
O diretor de “Irmãos Tchekhov”, Mikhail Ugarov, ao apresentar o filme em 2014(ano de estreia da obra), destacou que a singularidade do filme está em abordar o lado biográfico do escritor russo, faceta pouco explorada sobre Anton Tchekhov na filmografia russa.
“É um dos primeiros filmes biográficos sobre Anton Tchekhov. Surpreendeu-me que aqui praticamente nada foi filmado sobre ele, e o motivo é compreensível – ele foi uma figura bastante fechada e deixou pouco material sobre sua biografia”, disse Ugarov.
“No filme, ele não sabe que é Tchekhov. Não sabe se será ou não escritor. Trata-se daquele momento mais dramático e interessante que nós passamos na juventude quando começamos a trabalhar com arte”, observou o cineasta.
Realizada pela primeira vez no Brasil em 2013, a Semana de Filmes Russos chega novamente ao Rio de Janeiro entre os dias 12 e 17 de novembro no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A programação completa e os horários das sessões serão divulgados em breve.
A Segunda Semana de Filmes Russos é patrocinada pelo Ministério da Cultura da Federação Russa, Fundação “Notícia Boa”, Mir Mídia & Consultoria Internacional, Agência de Notícias e Rádio Sputnik e Espaço Itaú de Cinema.