O chefe do Comitê da Segurança e Defesa do parlamento do Iraque, Hakem al-Zameli, afirmou nesta quinta-feira (29) à Sputnik, os trabalhos para ligação final de comunicações e procedimentos logísticos no âmbito da criação do centro de informação que está sendo criado para intensificar a luta contra os terroristas do grupo Estado Islâmico estão na fase final.
“Estamos agora trabalhando na ligação final de comunicações que faltam e acabamos com os procedimentos logísticos”, disse.
Segundo ele, “até o momento não existiu coordenação clara com o exército iraquiano durante a realização de ataques aéreos, mas este último [o exército iraquiano] já aproveita de uma parte da informação [do centro]”.
Rússia, Irã, Iraque e Síria estabeleceram um Centro de Informações em Bagdá para coordenar as suas ações militares contra os terroristas, tanto na Síria como no Iraque. As funções do centro incluem coletar, classificar e analisar dados sobre a situação atual no Oriente Médio no contexto de combate contra militantes islamitas, distribuir as informações e transmiti-las de forma atempada aos estados-maiores dos países que fazem parte do centro.
Mais cedo Moscou chamou todos os lados interessados se aderir ao trabalho do centro em Bagdá.