"Naturalmente, esses processos afetam a situação em nossos países. A Rússia é forçada a resistir à influência negativa de fatores, como queda dos preços de petróleo, pressão externa das sanções, fechamento de mercados de capital e tecnologias. Mas nós temos um plano concreto de ação. Graças à sua implementação contínua a situação da conomia hoje é estável e previsível" – disse Medvedev em reunião de chefes de governo da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), em Duchambe, no Tadjiquistão.
Nas palavras do ministro, a economia mundial está passando por transformações profundas. "Elas [transformações] são acompanhadas por crises tanto nos países desenvolvidos, quanto em desenvolvimento. E os problemas desses últimos conduzem a consequências cada vez mais tangíveis" – disse.
Junto a isso, Medvedev destacou que em geral houve uma forte desaceleração da interação econômica no âmbito da CEI. "Nos oito primeiros meses deste ano o volume de comércio da Rússia com países da CEI caiu em mais de um terço – 35,6%" – disse o ministro.
Por fim, Medvedev frisou a "necessidade de agir em conjunto" para reanimar a atividade econômica da Comunidade.