Inteligência dos EUA diz que avião russo deve ter sido derrubado por terroristas

© Sputnik / Maxim Grigoryev/TASS/POOLMilitares no local da queda da aeronave russa Airbus A321 no Egito
Militares no local da queda da aeronave russa Airbus A321 no Egito - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um funcionário da inteligência norte-americana disse em entrevista à CNN que o Airbus A321 da companhia russa Kogalymavia (Metrojet) que caiu na Península do Sinai, no Egito, no último sábado, foi provavelmente vítima de um ataque terrorista do Estado Islâmico.

Flight recorders of Russian A321 plane that crashed in Sinai - Sputnik Brasil
Caixas pretas do A321 são abertas
"Há uma sensação definitiva de que foi um explosivo plantado em uma mala ou em algum lugar do avião", disse a fonte, que não quis ser identificada, em conversa com a jornalista Barbara Starr. 

Segundo o agente norte-americano, essa avaliação tem como base uma série de dados coletados na região antes da queda do voo 9263, que levava 224 pessoas da cidade egípcia de Sharm El-Sheikh até São Petersburgo, na Rússia. 

"Havia outras atividades no Sinai que tinham chamado a nossa atenção", afirmou, destacando que, no entanto, ainda não há conclusões formais sobre o ocorrido. 

Outro funcionário anônimo do governo dos EUA confirmou a existência de suspeitas, em Washington, de que o "acidente" com o avião russo tenha se tratado na verdade de um ataque terrorista, ressaltando que essa hipótese se fundamenta no monitoramento de mensagens trocadas por militantes do Estado Islâmico.

Mais cedo, o governo do Reino Unido anunciou a suspensão de todos os voos destinados à Grã-Bretanha partindo de Sharm El-Sheikh, alegando preocupações com o motivo real da queda do Airbus. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала