Reino Unido propõe reforço da vigilância e fim da privacidade na internet

© Foto / British Ministry of DefenceSede do serviço de inteligência do Reino Unido, Government Communications Headquarters (GCHQ), em Cheltenham, Gloucestershire
Sede do serviço de inteligência do Reino Unido, Government Communications Headquarters (GCHQ), em  Cheltenham, Gloucestershire - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Anistia Internacional criticou duramente nesta quarta-feira a proposta britânica de institucionalizar a vigilância cibernética, reforçando a coleta de dados dos cidadãos sem qualquer autorização judicial prévia.

Conta do Twitter de Edward Snowden - Sputnik Brasil
Snowden afirma que inteligência britânica pode espionar e controlar qualquer smartphone
Nesta quarta-feira, a ministra do Interior da Grã-Bretanha, Theresa May, apresentou ao parlamento um projeto de lei obrigando as empresas do setor de comunicações a armazenar informações sobre os usuários de internet por um período de 12 meses, concedendo às autoridades do país acesso irrestrito a esses dados, para fins de segurança nacional. A medida, no entanto, está sendo amplamente questionada por parte da sociedade civil e por grupos de defesa dos direitos humanos. 

"Maiores poderes para bisbilhotar levarão o Reino Unido a se tornar um Estado de vigilância", afirmou hoje a pesquisadora da Anistia Internacional Alice Wyss, em coletiva de imprensa. 

Em meio às inúmeras denúncias do ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos EUA Edward Snowden sobre os programas ilegais de espionagem levados a cabo pelos serviços secretos britânico e norte-americano, a inteligência da Grã-Bretanha resolveu admitir algumas das acusações, revelando, em julho passado, que espionou por algum tempo as atividades de uma série de organizações, incluindo a Anistia Internacional. 

"Se até a Anistia é alvo do jogo dos fantasmas do governo, então quem mais está sendo espionado? Os espiões do governo vão ficar rotineiramente ouvindo (por escutas) jornalistas, conselhos locais e manifestantes individuais", alertou Wyss. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала