Mais cedo nesta quarta-feira (4), o jornal South Sudan Tribune informou, através do seu Twitter, que um avião Antonov An-12 tinha caído no aeroporto de Juba, com dois sobreviventes, "inclusive uma criança".
Anti nov 12 cargo plane that crash in Juba today had 5 Russian crew and 7 passengers. Only 2 survivors including a child.
— South Sudan Tribune (@ssudantribune) 4 ноября 2015
O Ministério das Relações Exteriores russo e a embaixada da Rússia em Uganda e no Sudão do Sul estão analisando as informações.
"Estamos analisando as informações", disse o serviço de imprensa da chancelaria.
"Estamos esclarecendo os detalhes. No momento, não podemos dizer nada concreto. Estamos contatando os órgãos competentes do Sudão do Sul para esclarecer detalhes", disse o secretário de imprensa da embaixada russa em Uganda, Radmir Gainanov, citado pela agência de notícias RIA Novosti.
#BREAKING: Dozens feared dead after Russian cargo plane crashes near #Juba airport in #SouthSudan pic.twitter.com/roz3L68VQv
— Amichai Stein (@AmichaiStein1) 4 ноября 2015
De acordo com certas fontes, o acidente pode ter provocado mais de 40 mortos. A mídia local informa sobre vítimas tanto a bordo, como no solo.
BREAKING Cargo plane heading crashed 800 meters from Juba International Airport runway https://t.co/8ZqGrT2GL0 pic.twitter.com/opbVliliPf
— AirLive.net (@airlivenet) 4 ноября 2015
Na Internet, estão surgindo fotos atribuídas à mídia local, que supostamente mostram o local do acidente.
First picture of Juba plane crash #SouthSudan via Radio Miraya. Thank God not in the city… pic.twitter.com/aaZvbHGLhn
— Arne Doornebal (@ArneDoornebal) 4 ноября 2015
No entanto, as autoridades do Sudão do Sul hesitam a confirmar a queda do avião, com cerca de 20 pessoas a bordo. O Ministério da Defesa do país, citado pela embaixada russa em Uganda (cuja jurisdição estende-se também para o Sudão do Sul), não confirma a informação.
A empresa fabricante do avião, a ucraniana Antonov, está também examinando as informações.
O Ministério da Informação do Sudão do Sul acabou de informar que o avião transportava 17 pessoas, 15 dos quais morreram no acidente. A sua cidadania continua não identificada.
Registro
O assessor do ministro dos Transportes da Federação da Rússia acaba de informar que nada consta sobre o An-12 supostamente caído perto do aeroporto de Juba no registro da Agência Federal dos Transportes da Rússia (Rosaviatsia).
"A tripulação trabalhava com base em um contrato [isto é, o voo não fazia parte do serviço militar]", frisou o assessor.
Segundo os últimos dados da mídia russa, o avião também não estava registrado na Armênia, segundo informou o porta-voz do Departamento de Aviação Civil armênio, Ruben Grdzelyan.
O Ministério da Informação do Sudão do Sul acabou de informar que o avião transportava 17 pessoas, 15 dos quais morreram no acidente. A sua cidadania continua por identificar.
O representante oficial do presidente do Sudão do Sul informou que o An-12 pertence à linha aérea local Allied Services.