Jornal americano ressalta otimismo sírio após ajuda russa

© AFP 2023 / LOUAI BESHARAA general view shot taken on June 30, 2015, shows traffic on a roundabout in the Syrian capital Damascus
A general view shot taken on June 30, 2015, shows traffic on a roundabout in the Syrian capital Damascus - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em Damasco, povo sírio expressa nível surpreendente de otimismo, e maioria agradece à Rússia pela ajuda, relata o jornalista Patrick J. McDonnell no jornal Los Angeles Times.

Presidente russo Vladimir Putin encontra-se com o líder da Síria Bashar Assad em 30 de outubro 2015, em Moscou - Sputnik Brasil
Mídia: Rússia se posiciona bem para levar a paz à Síria
"Um mês de envolvimento russo (…) levantou os ânimos de muitos apoiadores do governo na região de Damasco, que é a base da autoridade de Assad e lar para cerca de cinco milhões de pessoas."

Embora os rebeldes ainda tenham subúrbios da capital sob controle e a insegurança ainda faça parte da vida na cidade, o famoso mercado Hamidiya voltou a ficar lotado de compradores, e as ruas estão movimentadas e engarrafadas, relata o jornalista.

"Há menos medo agora. As pessoas estão saindo (de suas casas) e praticando mais atividades", disse uma mulher de 37 anos, residente do distrito de Dumar. "Ficamos na Síria e estou feliz por isso. Acho que todos que deixaram o país vão se arrepender disso."

U.S. Secretary of State John Kerry (L) and Russian Foreign Minister Sergey Lavrov shake hands during a photo a photo opportunity in Vienna, October 23, 2015 - Sputnik Brasil
EUA e Rússia falam em formar aliança contra o terrorismo
Um estudante universitário afirmou que ele e seus amigos estão mais confiantes quanto ao futuro. "As pessoas acreditam que o pior já ficou para trás."

"Acho ótimo que a Rússia esteja nos ajudando", disse Rascha, 28 anos, um comprador no mercado Hamidiya. "De verdade, as pessoas estão esgotadas. Elas querem que isso tudo acabe."

"Os russos vieram ajudar e agradecemos, mas ainda dependemos de nós mesmos e de nosso Deus — e vamos lutar até o fim", afirmou um segurança. 

Moradores pró-governo veem com bons olhos a superpotência mundial que tomou seu lado contra vários inimigos, inclusive os Estados Unidos e seus parceiros, que não querem a continuidade de Assad no poder.

Entretanto, escreve o jornalista, muitos sírios estão insatisfeitos com mais de 40 anos de controle da família Assad, que vê o atual governo como um baluarte contra militantes islâmicos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала