Um dos destaques da programação, o filme “Meu Querido Hans”, do cineasta Alexander Mindadze, se passa em uma fábrica soviética em 1941, na qual trabalha uma equipe da Alemanha junto com especialistas russos. Após o engenheiro Hans causar um acidente que acarreta na morte de algumas pessoas, a trama se desenvolve a partir da relação do trabalhador alemão com o russo Pyotr, única testemunha do acidente.
Assim, o longa-metragem acompanha de forma sensível o desenrolar do inusitado relacionamento dos dois personagens, que se comunicando apenas com gestos, sem palavras para entender um ao outro, acabam inventando uma língua própria, e vão gradualmente transformando desconfiança em simpatia e amizade.
A Semana de Filmes Russos também exibirá produções de curta metragens. Em breve, a programação completa será divulgada ao público, bem como os horários das sessões.
A Segunda Semana de Filmes Russos, que será realizada entre os dias 12 e 17 de novembro no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, no Rio de Janeiro, é patrocinada pelo Ministério da Cultura da Federação Russa, Fundação “Notícia Boa”, Mir Mídia & Consultoria Internacional, Agência de Notícias e Rádio Sputnik e Espaço Itaú de Cinema.