Segundo o jornal norte-americano The National Interest, mesmo as sanções econômicas e os baixos preços do petróleo não impediram que nos últimos anos a Rússia realizasse um programa de modernização do seu exército.
A publicação admite que a Rússia continua produzindo veículos blindados, aviões, submarinos e sistemas de guerra eletrônicos de alta qualidade para os quais a “OTAN certamente deve prestar atenção nos meses e anos mais próximos”. Confira a lista das cinco novas armas mais criadas pela Rússia.
Caça T-50 (PAK FA)

O caça de quinta geração Sukhoi T-50 foi classificado pelo jornal como o “projeto mais notável no âmbito da modernização da defesa”.
O caça foi criado para voar a grandes altitudes e adquirir velocidades supersónicas. Pode ser considerado o análogo do norte-americano Lockheed Martin F-22 Raptor, mas é muito mais ágil do que o caça dos EUA.
Bombardeiro PAK DA
O bombardeiro “invisível” de quinta geração e longo alcance, apelidado de PAK DA, foi criado pelo bureau Tupolev recentemente, por isso ainda pouco se sabe das suas caraterísticas. Mesmo assim, o jornal The National Interest sugere que voará a velocidades supersônicas.
Programa Armata

“Em vez de criar um veículo especial para um alvo concreto, a Rússia trabalha com um único chassi, que pode ser adaptado para qualquer objetivo”, escreveu.
Lembramos que o tanque Armata possui de novo lagartas, o que aumenta a sua mobilidade e também aumenta a vida útil do equipamento.
Sistemas de combate radioeletrônico
De acordo com a publicação, os sistemas de combate radioeletrônico representam uma concorrência séria aos produtos análogos norte-americanos e outros países da OTAN e até os superam. Em particular, a publicação destacou o sistema de guerra eletrônica Krasukha-4, criada para servir como ecrã e proteger tropas, postos de comando e sistemas de defesa antiaérea.
Submarinos nucleares
A publicação começou a descrição deste ponto da lista com a frase simples:
“A Rússia sempre desenvolveu submarinos excelentes.”
Os submarinos modernos da Rússia são modificações dos era soviética e Moscou sabe disso muito bem, trabalhando na criação de submarinos completamente novos.