China quer abolir vistos com Rússia

© AFP 2023 / OLGA MALTSEVATuristas chineses visitam São Petersburgo, capital cultural da Rússia, 4 de setembro de 2015
Turistas chineses visitam São Petersburgo, capital cultural da Rússia,  4 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A China aspira a conseguir abolir os vistos para viagens à Rússia, de maneira a assegurar um maior equilíbrio na esfera turística entre os dois países, disse um responsável sênior do Ministério das Relações Exteriores chinês na terça-feira (10).

Movimentação no Aeroporto Santos Dumont - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Senado aprova isenção de visto para turistas durante Olimpíadas de 2016
O chefe do Departamento para Assuntos da Europa e Ásia Central do Ministério das Relações Exteriores chinês, Gui Congyou, disse por sua vez aos jornalistas russos na terça-feira que a China quer que  o turismo seja uma das medidas para reforçar relações com a Rússia:

“[…] facilitando o controle de vistos é uma das formas de fazer com que isso aconteça”.

Gui Congyou também indicou os passos recentes nesta área dados pelos dois países, inclusive a abolição de vistos para grupos de 5 ou mais visitantes.

“Continuarão a facilitar o regime bilateral de vistos para turistas até que sejam abolidos todos os vistos”, disse Gui Congyou acrescentando que o número dos turistas chineses que visitaram a Rússia no ano passado dobrou, atingindo 1,1 milhão por ano.

Bandeiras dos BRICS - Sputnik Brasil
Rússia abole vistos para turistas dos BRICS
Segundo o oficial chinês, de cerca de 500 mil pessoas visitaram São Petersburgo somente no ano passado. Se este indicador aumentar para 5 milhões de pessoas, a Rússia lucrará muito.

“Como cada turista chinês que chega à Rússia gasta aproximadamente 2 mil dólares, este montante será equivalente a 10 bilhões por ano”, destacou o diplomata.

Gui Congyou lembrou que o número de visitantes russos na China se reduziu devido aos problemas econômicos mas expressou a esperança de que a Rússia superará a crise atual, permitindo que o fluxo de turistas russos que visitam a China cresça.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала