Esquerda portuguesa derruba governo de Passos Coelho

© AFP 2023 / PATRICIA DE MELO MOREIRA / Acessar o banco de imagensPedro Passos Coelho, primeiro-ministro de Portugal
Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro de Portugal - Sputnik Brasil
Nos siga no
Com 123 votos a favor e 107 votos contra, a Assembleia da República Portuguesa aprovou nesta terça-feira a moção de rejeição do programa de governo do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, interposta pelo Partido Socialista (PS).

Parlamento de Portugal. Lisboa - Sputnik Brasil
Partidos de esquerda portugueses a poucas horas de derrubar governo
A aguardada queda da direita, organizada pelo PS com apoio de PCP, Bloco de Esquerda e PEV, abre caminho para uma mudança radical no legislativo português, refletindo o desejo manifestado pelo povo nas eleições de outubro, quando a esquerda conquistou a maioria na Assembleia. 

Logo após o anúncio da decisão no parlamento, pelo presidente da Casa, Eduardo Ferro Rodrigues, grupos políticos entusiasmados com o resultado da votação começaram a discutir a necessidade de pressionar o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, para que agilize a posse de um executivo legítimo, com maioria para governar. 

De acordo com a Constituição de Portugal, não há um prazo oficial para que o chefe de Estado anuncie um novo nome para o cargo de primeiro-ministro, o que significa que o premier Passos Coelho continuará exercendo suas funções por tempo indeterminado, porém com poderes limitados pelo critério da "estrita necessidade" dos atos de sua gestão. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала