O S-400, desenvolvido em resposta à Iniciativa de Defesa Estratégica do presidente norte-americano, Ronald Reagan, também conhecida como Star Wars, tem muito mais a oferecer, segundo o especialista. O primeiro recurso exclusivo do Triumph seria seu longo alcance.
“O S-400 é capaz de atingir alvos a uma altura de até 300 km (186 milhas). A sua segunda característica distintiva é a capacidade de disparo fogo-e-esqueça. Seus mísseis estão equipados com um dispositivo que pode se fixar em um alvo e destruí-lo. Ao contrário dos sistemas dos EUA, o S-400 não precisa rastrear o alvo”, explicou Sivkov.
Além disso, o S-400 Triumph é o único complexo de mísseis no mundo capaz de atingir alvos localizados além do horizonte, lembrou o especialista. O sistema russo também está bem protegido contra a guerra eletrônica.
Sem surpresa, o complexo russo causou uma celeuma. Até agora, apenas a China assinou um contrato para entregas deste sistema de defesa antimísseis de ponta, mas muitos países estão propensos a fazer o mesmo.
A Arábia Saudita estaria interessada em comprar os S-400s, enquanto um acordo de US$ 10 bilhões em armas com a Índia deverá ser fechado durante a visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a Moscou em dezembro.