Berlim tenta abafar escândalo de espionagem da agência de inteligência alemã

© FotoEscutas telefônicas
Escutas telefônicas - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo alemão está tentando encobrir o escândalo em torno da agência de inteligência nacional do país (BND), declarou uma fundação para a política liberal na Alemanha nesta quarta-feira (11).

Três membros do Parlamento alemão deverão apresentar um relatório sobre as atividades do BDN na Europa e nos Estados Unidos perante um comitê de fiscalização parlamentar no final do dia.

De acordo com a estação de rádio alemã RBB, o BND teria espionado um diplomata alemão e o ministro das Relações Exteriores francês Laurent Fabius.

"O atual governo federal está fazendo de tudo para não permitir o esclarecimento do caso BND", disse Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, integrante do conselho da Fundação Friedrich Nauman para a Liberdade, em um comunicado.

Entrada sutil: Alemanha espiona embaixadas na Europa - Sputnik Brasil
Entrada sutil: Alemanha espiona embaixadas na Europa
Em abril, a imprensa alemã revelou que o BND deu assistência à Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) na espionagem de figuras políticas de alto escalão em toda a Europa, em troca de acesso à tecnologia de vigilância de ponta.

A comissão do Bundestag (parlamento alemão) foi criada para investigar o escândalo de espionagem, incluindo as denúncias sobre a escuta de milhões de alemães por várias agências de inteligência estrangeiras.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала