Situação em Donbass piora, afirma Poroshenko

© REUTERS / Valentyn OgirenkoUkraine's President Petro Poroshenko, accompanied by U.S. Commerce Secretary Penny Pritzker (not pictured), speaks during a news briefing in Kiev, Ukraine, October 26, 2015
Ukraine's President Petro Poroshenko, accompanied by U.S. Commerce Secretary Penny Pritzker (not pictured), speaks during a news briefing in Kiev, Ukraine, October 26, 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A situação no sudeste da Ucrânia piora apesar da trégua, declarou nesta quarta-feira o presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko.

Os navios militares da Ucrânia deixam o porto marítimo - Sputnik Brasil
Ucrânia construirá muro no mar para se defender da Rússia
"As provocações contra militares ucranianos por ações subversivas, os bombardeios de nossos territórios com armas que deveriam ter sido retiradas há muito tempo, o acesso negado à Missão Especial de Observação da OSCE (…) evidenciam que os riscos e ameaças à segurança nacional, à soberania, à integridade territorial e à independência da Ucrânia continuam sendo muito elevados", disse Poroshenko em uma reunião do Conselho ucraniano de Segurança Nacional e Defesa (CSND).

O líder do país denunciou um "confronto armado" que ocorreu na noite desta terça-feira entre as forças armadas do país e "grupos subversivos" das milícias de Donbass.

Segundo Poroshenko, os militares ucranianos têm ordem de responder a ataques em caso de perigo à vida. "Não deixaremos o inimigo nos pegar de surpresa", disse o líder do país, que reiterou que a Ucrânia cumpre estritamente o acordo de paz.

Veículo de artilharia ucraniano nas proximidades de Donetsk - Sputnik Brasil
Ucrânia promove escalada da tensão na fronteira com a Rússia
Ao mesmo tempo, Poroshenko anunciou que os gastos militares previstos da Ucrânia se baseiam em um "prognóstico relativamente otimista para o desenvolvimento da situação no leste" do país.

O serviço de imprensa do CNSD informou à Sputnik que o órgão decidiu na reunião desta quarta-feira recomendar ao Gabinete que destine pelo menos US$ 4,4 milhões do orçamento total à Defesa.

Em abril de 2014, Kiev iniciou uma operação militar nas províncias de Donetsk e Lugansk para apagar os focos de insatisfação pela mudança violenta de poder que ocorreu em fevereiro deste ano. Segundo dados da ONU, o conflito no leste da Ucrânia já deixou mais de 8 mil mortos e centenas de milhares de desalojados.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала