Rússia testa sistema de vendas de petróleo em rublos

© Sputnik / Viktor Filatov / Acessar o banco de imagensExtração de petróleo em Krasnodar, Rússia
Extração de petróleo em Krasnodar, Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
A ideia da criação de um estalão russo de petróleo já existe por vários anos. Atualmente o petróleo de marcas russas Urals e ESPO é vendido com descontos por razão da ausência do mecanismo transparente da criação de preços e garantias de fornecimento.

A bolsa internacional de São Petersburgo já tem mecanismos de exportações dessas marcas e estão sendo realizados os seminários para profissionais da indústria petrolífera e outras participantes do negócio.

Segundo o vice-presidente da bolsa internacional de São Petersburgo Mikhail Temnichenko, citado pela agência RBC, “até o final do 2016” pode ser lançado o leilão de marca de petróleo para exportações russa. Já “até no ano corrente” (2015) pode ser organizado um leilão teste.

Usina de processamento de petróleo de  Al-Khurais, da Saudi Aramco, na Arábia Saudita - Sputnik Brasil
Arábia Saudita aumentará preço do petróleo para a Ásia e reduzirá para os EUA
Atualmente na bolsa internacional de São Petersburgo o comércio de petróleo está realizado em rublos – só nos volumes pequenos e só para satisfazer a demanda interna da Rússia. Temnichenko opina que os vendedores do petróleo para exportações terão cautela quanto à participação dos negócios: o volume inicialmente pode ser pequeno, mas se os futuros lhes dêem a oportunidade de negociar com um prêmio em relação a contratos de longo prazo e as suas próprias vendas à vista, o comércio tornaria rentável para eles.

Segundo Temnichenko, para as espécies russas sejam tomadas no mercado como um fator na precificação internacional, é preciso que o seu preço seja formado transparentemente e claramente, a transportação e volumes de fornecimentos seriam garantidos a todos os participantes dos negócios, e o volume deste em um ano seria pelo menos 10-15 milhões de toneladas por ano ou 3 milhões de barris de petróleo por dia.

© Sputnik / Vitaly PodviskyPetróleo pode ser vendido em rublos
Petróleo pode ser vendido em rublos - Sputnik Brasil
Petróleo pode ser vendido em rublos
O projeto mencionado pelo especialista russo prevê a realização, na bolsa, de contratos de futuros para fornecimento do petróleo de exportação russo, garantidos pela transportação. No resultado, uma cotação direta, estabelecida pelo mercado, seria criada, que deixaria criar o mecanismo de bolsista para estabelecer o preço justo a petróleo russo – sem a dependência dos estandartes estrangeiras.

O vice-presidente da empresa Argus Media Vyacheslav Mischenko opinou à Sputnik que existe um mecanismo de contratos em que o petróleo russo Urals está ligado com a marca Brent:

“Estamos falando sobre a possibilidade de criar a cotação direta e não usar uma mediatizada de estalão por via da qual o petróleo russo é vendido com tal chamado desconto ou diferencial”.

Mischenko também sublinhou que a marca russa de petróleo Urals é o principal no fornecimento de petróleo bruto para o mercado europeu, o mercado no Noroeste da Europa e do Mediterrâneo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала