A entrega dos S-300 vai ajudar o Irã a defender o seu espaço aéreo de aeronaves hostis, diz a revista americana The National Interest.
A presença do sistema S-300 vai tornar as incursões de aviões americanos ou israelenses (que tentam obter informações sobre o programa nuclear iraniano) mais arriscadas do que nunca, explica a edição.
Em seguida, a revista elaborou uma lista dos armamentos em que Teerã pode estar interessado.
Míssil antinavio Klub
O 3M-54 Kalibr russo é um sistema de mísseis de cruzeiro antinavio. O nome "Klub" ("Clube") é usado para as suas versões de exportação, a 3M-54E e 3M54E1.
O Klub transporta uma grande ogiva de 400 quilogramas, uma das versões tem o alcance máximo de 300 quilômetros. Uma versão de maior alcance, o Kalibr, foi usada pela Marinha russa no mês passado contra os alvos do Estado Islâmico.
A edição nota que o Irã pode estar particularmente interessado no Klub K, uma versão que é camuflada em forma de contêiner de transporte de 12 metros. O sistema de mísseis é uma unidade autossuficiente que transporta quatro mísseis.
A compra de mísseis antinavio como o Klub daria ao Irã a capacidade de bloquear o estreito de Ormuz, destaca a revista.
Tanque T-90
A compra dos tanques T-90 modernizaria consideravelmente a frota de tanques do Irã. O T-90 é uma continuação do desenvolvimento do T-72. Entrou ao serviço do Exército russo em 1993.
O T-90 é considerado entre os 10 melhores tanques do mundo. Atualmente ele é o principal tanque de guerra de maior sucesso comercial no mercado global.
Os maiores clientes são a Argélia (305), o Azerbaijão (114), o Turquemenistão (40) e Venezuela (50 ~ 100). O maior destino de exportação é a Índia que obteve 620 tanques para montagem local e planeja produzir 1.000 tanques localmente.
A principal arma do tanque, um canhão 2A46M, tem capacidade para disparar mísseis guiados antitanque Refleks, o que lhe permite atingir alvos a mais de 4.000 metros, diz a revista.
Caça multifuncional Su-35
O Sukhoi Su-35 é um de dois derivados separados do Su-27. O caça, com um assento único e dois motores, é multifuncional e super manobrável.
O Su-35 pode atingir alvos tanto no ar como no solo e tem um sistema de segmentação avançada eletro-ótico. O radar Irbis-E pode procurar e alvejar aviões de ataque a uma distância de até 400 quilômetros — e foi projetado para a deteção de aviões furtivos.
Navio de desembarque de classe Ivan Gren (Project 11171)
O navio de desembarque de classe Ivan Gren é um grande navio de assalto anfíbio. Tem um deslocamento de 5.000-6.000 toneladas e é capaz de transportar até 13 tanques, ou 36 veículos blindados ou 300 fuzileiros navais.
O navio está equipado com armas de autodefesa e uma plataforma de aterrissagem de helicópteros.
Uma encomenda iraniana de seis navios (cada um foi originalmente projetado para custar $ 300 milhões cada) poderia proporcionar ao Irã uma poderosa capacidade anfíbia, considera a edição.
Iskander, míssil balístico de curto alcance
O míssil balístico de curto alcance Iskander é um sucessor do Oka.
O Iskander é um míssil tático projetado para atingir centros de comando e controle do inimigo, radares e instalações de mísseis superfície-ar, aeródromos e outros alvos. O Iskander pode transportar uma carga útil de munições de 450 a 700 kg, incluindo uma ogiva de grande capacidade explosiva ou combustíveis explosivos no ar.
A versão de exportação do Iskander é limitada a 300 quilômetros, no âmbito do Regime de Controlo de Tecnologias de Mísseis. Portanto, isto é suficiente para atingir um número de alvos econômicos, políticos e militares nos países do Golfo, diz a edição.