Em nota oficial divulgada nesta terça-feira, o governo norte-americano se comprometeu a destinar, no ano fiscal de 2015, 119 milhões de dólares para aumentar as capacidades marítimas dos países do Sudeste Asiático, e mais 140 milhões em assistência no ano de 2016. De acordo com Washington, a medida tem como objetivo preparar os seus aliados para responder adequadamente a possíveis ameaças estrangeiras na região.
A decisão da Casa Branca tem como pano de fundo o aumento das tensões entre Estados Unidos e China por conta de disputas de soberania no Mar da China Meridional, onde a Marinha norte-americana decidiu realizar uma série de patrulhas regulares alegando ter o interesse de garantir a livre navegação em águas internacionais, reivindicadas por Pequim.
Nesta terça-feira, o presidente Barack Obama chegou às Filipinas para participar do encontro de líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), programado para os próximos dias 18 e 19. Assim como Taiwan, Vietnã, Brunei e Malásia, as Filipinas fazem parte do grupo de aliados dos EUA que reivindicam zonas do Mar da China Meridional.