EUA expandirão sua presença militar na Lituânia

© AP Photo / Mindaugas KulbisSoldados norte-americanos em veículo armado durante o exercício militar ''Dragoon Ride''na Lituânia
Soldados norte-americanos em veículo armado durante o exercício militar ''Dragoon Ride''na Lituânia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O chefe do Ministério da Defesa dos EUA Ashton Carter, confirmou a intenção de não apenas manter as tropas norte-americanas na Lituânia, mas também de reforçar a sua presença naquele país, revelou nesta quarta-feira (17) o serviço de imprensa do ministério de Defesa da república báltica.

"Temos a certeza de que o contínuo financiamento da iniciativa de prover segurança para a Europa permitirá aos EUA manter suas forças e seus armamentos planejados para deslocamento, bem como de continuar aumentando a nossa presença na Lituânia" – declarou Carter na véspera de seu encontro com o ministro da Defesa lituano Juozas Olekas, que está em visita oficial a Washington.

Olekas destacou que a vontade política e o apoio da sociedade permitem dar continuidade ao reforço da defesa e alcançar as obrigação de um financiamento de 2% do PIB do país assumida perante a OTAN, o que por sua vez irá contribuir para a execução do programa de modernização do exército lituano.

Ensaio para a parada do dia da Marinha da Rússia em Baltiysk. A Frota do Báltico. - Sputnik Brasil
General norte-americano: Rússia pode bloquear OTAN do mar Báltico
O chefe do Departamento de Defesa dos EUA expressou seu apoio ao  programa de modernização das forças armadas da Lituânia, destacando a importância de fortalecer o poder militar do país através da aquisição de infantaria blindada.

"Nós estamos dispostos a modernizar os veículos blindados norte-americanos Stryker e vendê-los à Lituânia. Nós compreendemos a necessidade de a Lituânia receber estas máquinas dentro de menores prazos possíveis e iremos atendê-la apresentando uma proposta detalhada (…) já no ano que vem" – disse Carter.

Lituânia se reportou aos EUA com o pedido de fornecimento de 84 veículos blindados de combate Stryker – modelos M1126 equipado com um canhão de 30mm. O valor desse pedido é avaliado em quase 600 milhões de dólares.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала