"Temos a certeza de que o contínuo financiamento da iniciativa de prover segurança para a Europa permitirá aos EUA manter suas forças e seus armamentos planejados para deslocamento, bem como de continuar aumentando a nossa presença na Lituânia" – declarou Carter na véspera de seu encontro com o ministro da Defesa lituano Juozas Olekas, que está em visita oficial a Washington.
Olekas destacou que a vontade política e o apoio da sociedade permitem dar continuidade ao reforço da defesa e alcançar as obrigação de um financiamento de 2% do PIB do país assumida perante a OTAN, o que por sua vez irá contribuir para a execução do programa de modernização do exército lituano.
"Nós estamos dispostos a modernizar os veículos blindados norte-americanos Stryker e vendê-los à Lituânia. Nós compreendemos a necessidade de a Lituânia receber estas máquinas dentro de menores prazos possíveis e iremos atendê-la apresentando uma proposta detalhada (…) já no ano que vem" – disse Carter.
Lituânia se reportou aos EUA com o pedido de fornecimento de 84 veículos blindados de combate Stryker – modelos M1126 equipado com um canhão de 30mm. O valor desse pedido é avaliado em quase 600 milhões de dólares.