Colistina é um antibiótico da classe de polimixinas que são usados em casos quando outros medicamentos já não são capazes de eliminar microrganismos perigosos. O gene descoberto se encontra em organismos de animais do sul da China e mais recentemente apareceu como parte de doenças humanas.
Agora este gene é espalhado pela parte meridional da China. Foi encontrado em 15 % das amostras do carne e 21% dos animais cujo sangue foi examinado em 2011-2014. Também já faz parte da Escherchia coli, bem como bactérias que causam pneumonia e doenças do sistema imunológico.
Até tempos mais recentes, as bactérias Gram-negativas adquiriam resistentes aos antibióticos preservando a sua vulnerabilidade em relação aos polimixinas. Entretanto os fazendeiros chineses começaram estimular o crescimento de porcas e galinhas adicionando colistina na sua forragem.
O gene se fixou fortemente e agora mesmo a proibição de usar colistina na pecuária não mudará a situação. Assim, não há resolução clara deste problema.