A foto do dispositivo explosivo improvisado que os cúmplices dos militantes teriam trazido a bordo do avião russo A321 que caiu no Egito apareceu na revista on-line do Estado Islâmico (EI), grupo terrorista proibido na Rússia, comunicam a Reuters e Associated Press.
Além disso, de acordo com a Reuters, os terroristas afirmam que de início planejavam fazer explodir um avião de um país ocidental sobre o Sinai mas alteraram os planos depois de a Rússia iniciar o bombardeio aéreo contra as posições do EI na Síria.
#ISIL's bomb which was used to bring down the #RussianPlane in #Sinai, #Egypt was hidden in a can of Schweppes Gold. pic.twitter.com/CLYDzz8sDa
— Bahaa (Bebo) (@B_Eltaweal) 18 ноября 2015
A maior catástrofe aérea na história da aviação russa e soviética ocorreu em 31 de outubro: o avião A321 da companhia aérea Kogalymavia que efetuou o voo Sharm el-Sheikh – São Petersburgo caiu na Sinai. No acidente morreram 217 passageiros e sete membros da tripulação. Na terça-feira (17) o chefe do Serviço Federal de Segurança russa (FSB), Aleksandr Bortnikov, concluiu que a razão da queda foi o atentado terrorista.