Em uma entrevista à rádio Europa 1, o chanceler francês, Jean-Yves Le Drian disse que o porta-aviões Charles de Gaulle, o navio principal da Marinha francesa, está pronto para lançar a sua operação contra os militantes do Estado Islâmico na segunda-feira (23), comunica a RIA Novosti.
"O porta-aviões estará pronto para uma missão [na Síria] a partir da segunda-feira», disse Jean-Yves Le Drian.
UK's HMS Defender to support France's Charles de Gaulle aircraft carrier against ISIL https://t.co/Ie6H0C4u4X pic.twitter.com/JZCEXD8MIL
— US Mission to NATO (@USNATO) 19 ноября 2015
A Europa 1 também informou que o porta-aviões francês já estabeleceu comunicação com os militares russos.
No início desta semana, Paris disse que espera assistência antiterrorista por parte dos restantes países da União Europeia.
Por sua vez, a Bélgica e o Reino Unido se comprometeram a enviar navios, enquanto a Irlanda se ofereceu para aumentar o número das tropas na missão de paz da ONU no Mali para permitir a França reimplantar soldados em outro lugar, se for necessário.
France's deployment of aircraft carrier Charles de Gaulle adds significant strike capability to anti-ISIL coalition pic.twitter.com/NtScySLYDX
— US Mission to NATO (@USNATO) 19 ноября 2015
Em 13 de novembro, os terroristas atacaram vários locais em Paris, matando 129 e deixando mais de 350 feridos. O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelos ataques.
O presidente francês François Hollande prometeu fazer tudo o que puder para combater a ameaça do terrorismo, especialmente por parte do EI.