“É claro que os EUA têm padrões duplos. Eles patrocinaram o Talibã, no Afeganistão, e o Daesh (Estado Islâmico), na Síria. Mesmo agora, não são capazes de definir prioridades na Síria”, afirmou o especialista.
Sukh Deo Muni destacou a importância do papel do Irã e da Índia na região Afeganistão–Paquistão. Segundo ele, os países são parceiros estratégicos para garantir a estabilidade e precisam trabalhar juntos na área. “Também devem explorar formas de conter a propagação do Daesh. Estes esforços não podem se limitar a meios militares.”
“O terrorismo internacional é um desafio complexo. Ele exige uma abordagem multidimensional. Tanto a Índia quanto o Irã devem trabalhar em conjunto a nível internacional na ONU, como também a nível regional, para isolar esses Estados, agências e forças que patrocinam e apoiam o terrorismo. O Irã e a Índia também devem compartilhar inteligência e apoiar uns aos outros em seus esforços individuais na luta contra o terrorismo a nível nacional, bem como em frentes internacionais”, disse Sukh Deo Muni.