FMI registra sinais de recuperação da economia na Rússia

© AFP 2023 / Alexander NemenovMoeda de rublo em frente ao Kremlin, em Moscou
Moeda de rublo em frente ao Kremlin, em Moscou - Sputnik Brasil
Nos siga no
O FMI registra "sinais preliminares" de estabilização da economia russa, revelou um comunicado oficial emitido pelo presidente do fundo na Rússia Ernesto Ramirez Rigo após sua visita a Moscou entre os dias 16 e 20 de novembro.

"Há sinais preliminares de estabilização da situação econômica na Rússia. Como aguardado, a economia irá encolher 3,8% em 2015, sendo seguida por uma contração mais ligeira de 0,6% em 2016 por conta da baixa dos preços de petróleo" – diz o comunicado.

A direção do FMI observou ainda que o ajuste do saldo das operações financeiras da Rússia ocorre de forma rápida, o que corrobora para o processo de redução de empréstimos externos.

Russian banknotes - Sputnik Brasil
Economia russa se mostra atrativa apesar de sanções e baixa do petróleo
Além disso, o fundo prevê uma redução da inflação na Rússia para 12,7% ao final de 2015, e que, mediante ausência de forte abalos nos preços mundiais de petróleo, seguirá baixando no decorrer de 2016.

Mais cedo, nesta segunda-feira (23), o ministro russo do Desenvolvimento Econômico Aleksei Ulyukaev declarou durante a reunião com os chefes das missões diplomáticas da UE na Rússia que, de acordo com os indicadores formais, a recessão na economia russa foi superada.

Ele revelou, entre outras coisas, que a contração da economia do país fechará o ano entre 3,9% e 3,7%, e que a inflação deverá fechar o ano entre 12,6–12,7%.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала