Ministério das Finanças da Rússia: rublo não viverá novos abalos em 2016

© Fotolia / Alexey BelikovRublo russo
Rublo russo - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, acredita que o rublo não viverá abalos significativas até o final do ano corrente e que a moeda seguirá estável em 2016.

Em dezembro de 2014 o rublo sofreu a sua maior desvalorização em relação ao dólar e ao euro desde o colapso econômico de 1998 – a moeda bateu sua mínima histórica em 16 de dezembro daquele ano, quando passou a valer 80 rublos em relação a um dólar e 100 rublos em relação a um euro.

Ao discursar numa reunião do Partido Comunista na Gosduma, a câmara baixa dos deputados russos, Siluanov lembrou que a queda brusca do rublo no final de 2014 foi ligada às sanções e ao efeito da baixa dos preços de petróleo.

"Não creio, que os preços de petróleo possam cair significativamente de 40 para 20 dólares por barril no período até o fim do ano. Apesar de que, precisamos estar preparados para tudo, já que observamos um excesso de petróleo" – declarou o ministro.

Rublo - Sputnik Brasil
Apesar das previsões, economia russa se recupera
"Por isso, espero vermos tais mudanças no câmbio até o fim do ano. Isso dependerá da economia mundial, da produção de petróleo, das nossas receitas orçamentais de petróleo e gás. Espero que aquilo [o que aconteceu no ano passado] não se repita mais. Tenho certeza… Mas isso não depende do ministério das Finanças, nem do Banco Central, mas da situação na economia mundial. Segundo nossas avaliações, tal situação não deverá ocorrer até o final do ano, e tampouco no ano que vem" – acrescentou Siluanov.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала