Para criar o tijolo, o homem, que se apelida de Nut Brother, passou cem dias na capital chinesa, colhendo, com um aspirador industrial, as partículas do ar sujo nos lugares com a maior concentração de pessoas, como a praça da Paz Celestial e o Estádio Nacional de Pequim (também conhecido como Ninho de Pássaro).
Smog "blocks"! Man spent 100 days in Beijing collecting smog, compressed dust into “brick” to raise public awareness pic.twitter.com/bmPkh0whXb
— China Xinhua News (@XHNews) 1 декабря 2015
O aspirador usado pelo ativista é capaz de trabalhar quatro dias sem recarga e durante este tempo coletou um volume de pó equivalente ao que se acumula nos pulmões de cerca de 60 habitantes de Pequim.
China's most recent smog warning covers an area the size of Spain https://t.co/WlAJRIANyG pic.twitter.com/zIJEVq8mVi
— Energydesk (@Energydesk) 1 декабря 2015
Depois de colher o volume de pó necessário, o homem criou o tijolo usando tecnologia especial por meio de prensa. Segundo ele, material deste tipo pode ser usado em construção.
Ele confessou que com a sua ação, criando o tijolo, queria atrair a atenção pública para o problema.
“Ao esgotar os recursos [naturais], nós mesmos vamos virar pó”, opina.
Neste domingo, 29 de novembro, as autoridades do norte da China introduziram o alerta laranja devido à poluição que, em várias cidades, é 26 vezes superior ao índice máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A razão principal de poluição é a emissão de gases nocivos por carros e empresas industriais.