China: OTAN é produto da Guerra Fria e deve ser substituída

© AFP 2023 / Daniel Mihailescu Exercícios da OTAN no Mar Negro
Exercícios da OTAN no Mar Negro - Sputnik Brasil
Nos siga no
A OTAN é um produto da Guerra Fria e o mundo precisa criar um novo modelo de segurança que seja justo, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China.

Em comunicado nesta quinta-feira (3), Pequim exortou a comunidade internacional a rejeitar a política de Guerra Fria desenvolvida pela Aliança do Norte e a criar uma nova organização capaz de garantir a segurança mundial.

"Acreditamos que a OTAN é um produto da Guerra Fria (…). Estamos convencidos de que a comunidade internacional precisa se afastar da mentalidade da Guerra Fria", disse a porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, em entrevista coletiva.

Quartel-general da OTAN em Bruxelas - Sputnik Brasil
Adesão de Montenegro à OTAN: um passo atrás para a Europa
A declaração foi dada em resposta a uma pergunta sobre a opinião da China a respeito do convite formal de integração feito ontem (2) pela OTAN à República de Montenegro, situada nos Bálcãs. Hua insistiu também no fato de que nenhum país ou aliança de Estados pode garantir sua segurança absoluta por conta própria.

Além disso, a porta-voz apelou à comunidade internacional pela criação de um novo sistema de segurança abrangente, que seria "justo e equitativo", nas palavras da diplomata.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала