Parece a Síria, mas isso tá rolando a 3 quadras da Av. Paulista. #OcupaEscola pic.twitter.com/pN9gLmYP5b
— Mario M. (@smashmario) 4 dezembro 2015
A Secretaria da Educação informou que 196 escolas estão ocupadas pelo movimento estudantil contra a reestruturação do sistema de ensino. Já a Apeoesp, sindicato dos professores de São Paulo, afirma que 205 escolas estão ocupadas – 76 delas na capital paulista.
Força Tática da PM avança sobre estudantes que protestam na Paulista, em SP https://t.co/dJWS4JVpZB pic.twitter.com/yI3EqN6Fcs
— Educar Melhor (@educarmelhor) 4 dezembro 2015
Nesta manhã, os manifestantes bloquearam as duas pistas da Rua da Consolação, na altura da Avenida Paulista, onde se encontraram com outros grupos vindos de outros pontos da cidade.
bombas na paulista com a consolação. contra essa ameaça aqui (tirei a foto alguns minutos atrás, antes das bombas). pic.twitter.com/5Nrb6qUfvY
— esforçado (@dafnesampaio) 4 dezembro 2015
Segundo as medidas anunciadas pelo governo estadual de São Paulo, a reorganização da rede de ensino implica o fechamentto de 94 escolas, atingindo 311 mil alunos. Devido à crise, o governo convocou uma audiência pública para a semana que vem a fim de discutir o assunto.
PM começou a jogar bombas nos estudantes na Av. Paulista. População os chama de covardes.
— Isabela (@cavedem) 4 dezembro 2015
Na quinta-feira (3), o Ministério Público e a Defensoria abriram pedido na Justiça para suspender a reestruturação escolar. Hoje, a Justiça Guarulhos concedeu liminar favorável ao pedido na cidade da Grande São Paulo. De acordo com o Tribunal de Justiça, em caso de descumprimento o governo será multado em R$ 200 milhões.
Molecada fecha a paulista #foraalckmin #escolasocupadas pic.twitter.com/P9Xl5LsFNl
— Carolina Mancini (@xiquitabacana) 4 dezembro 2015