Apelos a unir-se à campanha internacional na Internet com memes, piadas e comentários têm surgido há um tempo.
Join in on #TrollingDay, 11 December. Let's troll those #Daeshbags. pic.twitter.com/qgTlhdqLzE
— Anonymous (@GroupAnon) 7 декабря 2015
"Me ajudem, sou feito de triângulos!"
A própria campanha faz parte do projeto Operation ISIS (Operação EIIL — sigla para "Estado Islâmico do Iraque e do Levante", nome antigo do grupo terrorista), lançado pelo Anonymous depois dos atentados de Paris, em 13 de novembro.
O Anonymous já tentou rebentar a rede de comunicações do Daesh.
Segundo os hacktivistas, o objetivo da campanha é combater o medo, que é uma das principais armas dos terroristas.
As postagens já começaram a surgir. Um dos memes são patinhos de plástico. "Esquadrões de Patinhos de Plástico avançam" é a palavra de ordem.
Quack squads are coming #ISISTrollingDay #Daeshbags pic.twitter.com/3bGyEcmBPJ
— Alessandro Barbin (@ale_barbin) 11 декабря 2015
Daeshbag é a hashtag da campanha. É provavelmente derivado da palavra douchebag, um palavrão na gíria inglesa que denomina uma pessoa sem sentido.
"Hoje, o Daesh será bombardeado pela liberdade de imprensa", reza um dos tuítes.
Today #daesh #ISIS will be bombed by freedom of speech. #ISISTrollingDay #TrollingDay pic.twitter.com/b3N7tOLGLI
— W4tch (@Iw4tch) 11 декабря 2015
Há receitas meio esquisitas. "É só tomar pacientes que faleceram de ebola e jogá-los no Daesh", diz este personagem de uma série animada. Vale referir que séries animadas ocidentais são proibidas pelo Daesh.
Everything thinks Patrick is stupid #Daeshbags #ISISTrollingDay pic.twitter.com/v08jCaY0r5
— Jester (@Jester_Lulz) 11 декабря 2015
Há até zoeiras que misturam a religião com a física do corpo humano. "Usar cinturão explosivo foi uma má ideia antes de ir-me ao encontro com as minhas 72 virgens no paraíso', diz este internauta.
"Using an explosive belt was a bad idea before meeting my 72 virgins in paradise." #Anonymous #ISISTrollingDay pic.twitter.com/K9pUK4ncSe
— ☥ Samael ☥ (@SamaelAccusator) 11 декабря 2015
Aliás, o assunto das 72 virgens é muito popular entre os zoadores. O tweet que segue em baixo pode não ser facilmente compreensível. A legenda da imagem diz o seguinte: "Decepção: Alá lhes disse a verdade — mas não toda a verdade". E o comentário da usuária: "Não é irônico que o Daesh é atacado hoje por 72 virgens!".
Isn't it ironic that Isis are being attacked today by 72 virgins!!! #Daeshbags #Anonymous #ISIS #ISISTrollingDay pic.twitter.com/5oG4cLLHdx
— Sara Maddox (@sarasbrain) 11 декабря 2015
Sim, você viu correto: a maioria são homens. A resposta é provavelmente essa: são pessoas obsessionadas pelo computador, hackers e portanto, no pensamento popular, virgens. Basta só omitir o artigo, a palavra "virgem" não revela seu gênero.
E uma piada que tem por objetivo a convivência pacífica: "Um muçulmano, um judeu, um cristão, um pagão e um ateu entram juntos em uma cafeteria… e falam, riem, bebem café e fazem boa amizade. Isso não é uma piada. É o que acontece quando você não é burro".
#ISIS #daeshbags #ISIL #daesh #ISISTrollingDay pic.twitter.com/6MLKQhqUYL
— AnonyGrans (@AnonyGrans) 11 декабря 2015